SALSAS melhora qualidade de vida

PUB.

Ter, 08/11/2005 - 15:59


Após investir no reforço da rede de captação e distribuição de água, a Junta de Freguesia de Salsas (JFS), no concelho de Bragança, tem vindo a apostar no tratamento dos esgotos.

Neste sentido, estão em curso obras de saneamento em Vale de Nogueira, tendo sido colocada uma Estação de Tratamento de Águas Residuais compacta em Moredo, duas das quatro aldeias que compõem a freguesia.
Trata-se de infra-estruturas aguardadas há vários anos pelas populações que, assim, vêem melhorada a qualidade ambiental das suas localidades.
No caso de Moredo, a ETAR compacta vem substituir as fossas cépticas que nunca conseguiram dar resposta eficaz aos esgotos daquela aldeia.
A par do reforço do tratamento das águas residuais, a JFS tem conseguido manter a limpeza em Salsas e aldeias anexas. “As pessoas colaboram nesta tarefa e quem entra em Salsas, Freixeda, Moredo e Vale de Nogueira encontra as ruas limpas”, salienta o presidente da Junta, Filipe Caldas.

Ecocentro no meio rural

O Ecocentro, inaugurado recentemente na freguesia, também dá uma ajuda. “É o local ideal para as pessoas depositaram electrodomésticos velhos e outros lixos e grandes dimensões, que depois são recolhidos pela Resin”, explica o autarca.
Recorde-se que Salsas também dispõe de ecopontos, que permitem efectuar a separação dos resíduos sólidos pelas categorias de papel/cartão, plástico e vidro.
Outro dos motivos que pesa na limpeza de Salsas e aldeias anexas são as pavimentações efectuadas em diversas ruas e largos. Nesta matéria, merece destaque a requalificação no largo da antiga estação do comboio e o calcetamento de parte da ligação Salsas-Moredo, que vem facilitar as deslocações entre as duas localidades.
“As obras foram asseguradas pela Junta de Freguesia, dentro dos seus parcos recursos, e contaram com o apoio da Câmara Municipal de Bragança (CMB)”, acrescenta Filipe Caldas.
A próxima empreitada de calcetamento terá lugar em Vale de Nogueira, logo que as obras da rede de saneamento estejam concluídas.

Escola ampliada

No plano social, a escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e o Jardim-de-Infância, começaram o ano lectivo com portas e janelas novas que, associadas a um sistema de aquecimento central, vão tornar o Inverno mais macio. As obras de ampliação levadas a cabo no estabelecimento, por seu lado, proporcionam mais luminosidade a ambas as salas de aula, condição essencial para tornar o ambiente mais agradável.
Mas, as preocupações da JFS também se voltam para os mais idosos. Neste sentido, está na forja o Lar de Terceira Idade, cujo concurso será lançado ainda este ano, tal como o Jornal NORDESTE já noticiou.
Outra das prioridades é a recuperação do património religioso nas quatro aldeias que compõem a freguesia. Após uma intervenção de fundo na igreja de Salsas, o restauro na capela de Marnotes foi o mote duma festa que envolveu habitantes de Moredo, Freixeda e Pinela. “Fez-se uma sardinhada e fêveras num convívio salutar, que poderá ser o embrião duma festa anual, já que a capela fica na confluência de várias aldeias e é um bom local de lazer”, defende o presidente da Junta.
Em Vale de Nogueira, a capelinha de Fernande teve direito a pinturas interiores e exteriores, a par duma intervenção no telhado, ao passo que o interior da igreja da Freixeda foi restaurado na sua totalidade, incluindo os altares.
Todos os trabalhos contam com a generosidade da população, a par do apoio da JFS e CMB. “Algumas capelas e igrejas estavam muito degradadas e agora está muito bem conservadas”, salienta autarca
Já no Santuário do Divino Senhor dos Chãos, a respectiva Confraria avançou com uma empreitada que visa reforçar a atractividade daquele local de culto, que todos os anos arrasta milhares de fiéis.