Teatro Popular Mirandês na Internet

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Ter, 13/02/2007 - 15:22


O Centro de Estudos António Maria Mourinho (CEAMM) vai publicar, na Internet e em folhetos de cordel, um conjunto de 30 textos do Teatro Popular Mirandês (TPM).

Posteriormente, a compilação será posta à disposição dos interessados em formato de livro.
Os textos fazem parte do espólio do já desaparecido padre António Maria Mourinho, que fez a recolha, ao logo da sua vida, enquanto investigador da cultura local.
A Internet e os folhetos pretendem ser uma forma de divulgação desta peculiar e tradicional forma de representação.
Para além dos investigadores da cultura popular mirandesa, os textos destinam-se, igualmente, a grupos de teatro e associações que pretenda levar a cena este género de representação.
Segundo o director do CEAMM, António Bárbolo Alves, apesar de haver, ainda, algumas localidades que encenam peças, o teatro mirandês está a desaparecer, embora continue presente na memória das gentes de Miranda.
“Com a publicação dos textos em formato de cordel, o TPM poderá ganhar um novo fôlego, já que não haverá dificuldade em procurar os “cascos” originais, para se levar acena. Contudo, há outros interesses relacionados com o teatro popular, como é o caso da língua e toda a literatura envolvente ”, explicou o responsável.

Miranda recebeu, guardou, transformou, adaptou e transmitiu o teatro popular

O TPM é composto, na sua maioria, por conjunto de textos, oriundo da chamada escola vicentina. No entanto, há textos de autores mirandeses e outros traduzidos da vizinha Espanha, que foram amplamente divulgados durante todo o século XIX e XX.
“ Também há textos que não têm a indicação do autor. Isto não quer dizer que são anónimos, mas foram passando de mão em mão, de boca em boca, de localidade em localidade, de regrador em regrador e foram-lhe acrescentado palavras, versos e, até, personagens”, acrescenta António Bárbolo Alves.
Ao que o jornal NORDESTE apurou, em1948, na localidade de Duas Igrejas (Miranda do Douro), ao Auto da Paixão assistiram cerca de 25 mil pessoas, dados que podem atestar a popularidade do TPM na época.
“A Terra de Miranda, recebeu, guardou, transformou, adaptou e transmitiu parte do manancial que é o teatro popular. Esta forma de representação é herdeiro de uma tradição heterogénea, onde desaguam diversas formas teatrais, de origens cultas, mas também de rituais pagãos, que produziram o teatro enquanto espectáculo e objecto artístico”, concluiu António Bárbolo Alves.