Locais de trabalho saudáveis para todas as idades

PUB.
O Centro Local do Nordeste Transmontano da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) e a Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste voltaram, à semelhança do que aconteceu no ano passado, a unir sinergias no sentido de assinalar o Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho - 28 de abril.

Este dia é comemorado em todo mundo desde 1996, como forma de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e de doenças profissionais.
Em Portugal, o dia 28 de abril foi instituído “Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho” mediante Resolução da Assembleia da República n.º 44/2001, cabendo à Autoridade para as Condições do Trabalho o cumprimento do recomendado nesta Resolução.
Com o intuito de assinalar este dia, a Unidade de Saúde Pública da ULS Nordeste e o Centro Local do Nordeste Transmontano da ACT associaram-se à Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (PFN/EU-OSHA) e realizam ASSIM, no próximo dia 27 de Abril, no Auditório Eng.º Alcínio Miguel da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança, o seminário Campanha Europeia 2016-2017 - “Locais de trabalho saudáveis para todas as idades”.
Neste seminário estará presente a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho e também alguns especialistas na área da gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, com a finalidade de sensibilizar a população para a importância de uma boa gestão da Segurança e Saúde no Trabalho ao longo de toda a vida ativa, assim como da adaptação do trabalho às capacidades individuais, tanto no início da carreira profissional como quando esta chega ao fim.
Gerindo adequadamente a Segurança e Saúde no Trabalho e prestando a devida atenção e cuidado à diversidade da mão-de-obra, é possível envelhecer saudavelmente a trabalhar e chegar à reforma com boa saúde.
A campanha a desenvolver no biénio de 2016-2017 “Locais de Trabalho Saudáveis para todas as Idades” tem como objetivos:
1. Promover o trabalho sustentável e o envelhecimento saudável desde o início da vida profissional;
2. Prevenir os problemas de saúde ao longo de toda a vida profissional;
3. Fornecer aos empregadores e aos trabalhadores meios para gerir a segurança e saúde no trabalho no contexto do envelhecimento da população ativa;
4. Encorajar o intercâmbio de informações e boas práticas.
Por que é que este seminário é tão importante?
A idade oficial de reforma está a aumentar em vários Estados-Membros da União Europeia e, por isso, muitos trabalhadores terão pela frente vidas profissionais mais longas, bem como uma exposição mais prolongada aos riscos profissionais e à evolução do mundo do trabalho (por exemplo, modalidades de trabalho e ambiente de trabalho flexíveis). Para evitar uma maior incidência das doenças profissionais, há que desenvolver esforços com vista a assegurar condições de trabalho seguras e saudáveis ao longo de toda a vida profissional.
A adaptação do trabalho às capacidades, competências e estado de saúde individuais, bem como outros elementos da diversidade entre trabalhadores, como o género, a idade, as deficiências, o estatuto de migrante, entre outros fatores, deve ser um processo dinâmico e contínuo, baseado na avaliação dos riscos ao longo da vida profissional. Para o efeito, há que ter em conta as características associadas à idade, nas diversas faixas etárias, incluindo as potenciais alterações das capacidades funcionais e do estado de saúde.

“Assegurar um envelhecimento saudável no local de trabalho permite que os trabalhadores vivam bem, trabalhem bem e envelheçam bem.”

Quem pode participar?
Todas as organizações, de qualquer dimensão ou setor, e pessoas a título individual são convidadas a participar no seminário da campanha “Locais de trabalho saudáveis para todas as idades”.
A participação neste seminário é gratuita e sujeita a inscrição prévia através do link: http://goo.gl/forms/eCyFqnWF3I sendo limitada à capacidade do auditório.

Centro Local do Nordeste Transmontano da Autoridade para as Condições de Trabalho
Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde do Nordeste