Ter, 22/05/2007 - 10:10
Através do SNS, a mesma funcionária informou que a espera pode chegar aos quatro meses, sendo necessária a prescrição do médico de família.
Mas, o cenário pode ser diferente, pois o mesmo médico que dá consultas no SNS também exerce clínica privada no mesmo hospital. Por isso, uma consulta pode demorar, apenas, alguns dias, mas mediante o pagamento de 75 euros. “Só é preciso fazermos a identificação e trazer algum exame que tenha. Vou-lhe já dizer o dia...”, informou a funcionária.
O decreto que regula as carreiras médicas do SNS permite o exercício de clínica privada em instalações hospitalares
A consulta foi marcada dentro de doze dias. Questionada sobre o local da mesma, a funcionária esclareceu: “Dirige-se à consulta externa, na entrada do hospital, do lado esquerdo”.
Recorde-se que o decreto que regula as carreiras médicas do SNS permite o exercício de clínica privada em instalações hospitalares “fora do horário de serviço”, mediante a assinatura de um protocolo com a administração. Por isso, à luz do documento, Afonso Ruano não está numa situação ilegal.
Questionado sobre esta situação, o conselho de administração do Centro Hospitalar do Nordeste informou que a prática de clínica privada nas instalações do hospital acontece ao abrigo de legislação própria, sendo as condições estabelecidas através de acordos entre a direcção e os médicos.
Quanto ao número de médicos que exercem clínica privada dentro do Centro Hospitalar, a direcção recusou-se a fornecer essa informação, afirmando que pertence, apenas, ao foro interno.
Recorde-se que um caso semelhante já foi noticiada pelo Jornal NORDESTE, em Janeiro passado, quanto ao serviço de Oftalmologia na Unidade Hospitalar de Bragança.