AFB organiza curso de treinadores

PUB.

Ter, 06/02/2007 - 12:23


Para dotar os clubes do Distrital de treinadores de futebol, a AFB promove o V Curso de Treinadores de Futebol I Nível. A iniciativa teve início no passado dia 8 de Janeiro e estende-se ao longo de 10 semanas, a funcionar em horário pós-laboral.

As acções teóricas decorrem no auditório da AFB e auditório da Escola Superior de Educação Bragança. Por seu turno, as aulas práticas passam-se nos relvados da cidade de Bragança.
Trinta e dois candidatos a treinador pagaram a taxa de inscrição de 500 euros para frequentar o curso de Nível I. Os candidatos não ultrapassaram o número de vagas, pelo que todos os inscritos foram seleccionados. A pouca procura para esta formação fez com que viessem candidatos do Porto, Vila Real, Maia, Guimarães e outras zonas do país, pois nas suas áreas de residência este tipo de curso é muito concorrido. Deste modo, viram em Bragança uma oportunidade de ouro para os seus anseios.
Para dar este curso de Nível I, a AFB conta com Tozé Cepeda, Quina e Fernandinho no domínio técnico-táctico. Hugo Gaudêncio e Carlos Fernandes asseguram a área das Ciências do comportamento, ao passo que Octávio Pereira e Joaquim Gonçalves zelam pelas leis de jogo. Já os enfermeiros Domingos Rodrigues e André Novo ministram módulos ligados à Medicina Desportiva, enquanto Jorge Nogueira e José Pereira formam em Política Desportiva e Organização de Classe, respectivamente.
Após as 100 horas do curso, os formandos terão que fazer um estágio numa equipa à sua escolha, para depois apresentarem um relatório final de estágio.
Desta forma, os candidatos serão sujeitos a uma avaliação, que compreende o intervalo de 0 a 20 valores, muito embora a nota final seja qualitativa.