Azeite junta-se à alheira

PUB.

Ter, 17/05/2005 - 16:37


Ouro Virgem. É este o nome da publicação semestral do Museu da Oliveira e do Azeite de Mirandela, que foi apresentada na passada quinta-feira.

A revista é constituída, na sua maioria, por artigos técnicos ligados à oliveira e ao azeite. Além disso, contém, também, o projecto de construção do Museu da
Oliveira e do Azeite, da autoria dos arquitectos Graça Dias e Egas Vieira, que vai nascer naquela cidade.
O equipamento, que resulta da transformação da antiga moagem de Mirandela, deverá começar a ser construído no próximo mês. Recorde-se que o Museu já se encontra em fase de concurso público, tendo em vista a conclusão dos trabalhos em Janeiro ou Fevereiro do próximo ano.
Paralelamente, a edilidade acaba de ver aprovada uma candidatura conjunta com Nime (França) e Baena (Espanha), denominada Terra Olea, “que
vai servir de motor de desenvolvimento a uma nova política de atracção turística e de criação de mais riqueza para os olivicultores”, tal como referiu o presidente da CMM, José Silvano.
De acordo com o edil, estas propostas fazem parte de um projecto global que a autarquia está a desenvolver para “alavancar todo o turismo de
base agro-alimentar, através da visita a este museu e às informações nele prestadas”.

Oliveiras nos jardins

A visita a olivais centenários, a criação de circuitos de lagares antigos, de restaurantes e habitações de turismo rural são outras das medidas que estão na calha, “a par da criação de parcerias com outros municípios de Portugal e do estrangeiro, produtores de azeite”, explicou o autarca.
Algumas medidas, recorda José Silvano, já são uma realidade há alguns anos.
“Os jardins encontram-se ornamentados com oliveiras centenárias que foram
transplantadas do seu meio natural. As rotundas e avenidas têm a circundá-las oliveiras e rosas que, numa harmonia perfeita, transmitem a ideia de que nesta terra até as oliveiras dão rosas”, exemplifica o edil.
Além disso, acrescenta, “as zonas de lazer e os principais largos da cidade encontram-se decorados com lagares de azeite, mostrando a todos os visitantes que estes foram instrumentos do trabalho de transformação da azeitona”.
Sendo Mirandela um dos municípios do país com maior produção de azeite, José Silvano considera que esta prioridade faz todo o sentido. “A Câmara tem apostado na promoção e divulgação da oliveira e do azeite, de modo o município vai somar um elemento fundamental a outro tão conhecido e marcante como a alheira de Mirandela”, explicou o autarca.
O lançamento do primeiro número da revista “Ouro Virgem” vem, por isso, “ajudar a dar o salto qualitativo no desenvolvimento turístico e na promoção da oliveira e do azeite”, sustenta o responsável.