Brigantina vence nacional universitário e conquista quinto lugar no nacional de clubes de pista coberta

PUB.

Dom, 14/03/2021 - 16:03


A atleta de Bragança repetiu a vitória do ano passado no salto em altura no Campeonato Nacional Universitário e foi quinta classificada no primeiro grupo no Nacional de Clubes, ambas as provas de pista coberta.

A brigantina Cláudia Rodrigues participou, no passado sábado, no Campeonato Nacional de Clubes de Atletismo em pista coberta, em Pombal.

A atleta que representa a Associação Desportiva Recreativa Água de Pena da Madeira conseguiu o quinto lugar nas disciplinas de salto em altura e lançamento do peso, nesta competiu com a sportinguista Auriol Dognmo, que se sagrou campeã da Europa, vencedora da prova.

A preparação para o nacional de clubes não foi de todo fácil, pois o facto de as pistas de atletismo de Bragança e do Porto estarem fechadas não facilitaram a tarefa. “Não levava grandes expectativas porque há exactamente um ano que não consigo treinar em pista o que torna tudo muito complicado na minha preparação. Enquanto que em Lisboa, Aveiro e Braga parece não haver Covid, no Porto e em Bragança as pistas fechadas. A minha sorte é mesmo o trabalho excepcional que o Nelson Gomes tem feito em adaptar a minha preparação física a indoor. Mas claro que a nível técnico é praticamente impossível e isso foi claro nas competições. Mas, vamos aguardar por tempos melhores e que as novas medidas permitam finamente poder treinar nas pistas”, referiu Cláudia Rodrigues.

As contas do nacional só ficam fechadas no dia 28 de Março quando as 15 equipas em prova finalizarem a competição. Para esta edição, a Federação Portuguesa de Atletismo optou por um formato diferente, devido à Covid-19, que não incluiu fase de apuramento e fase final com os oito melhores, mas sim uma fase única, com os primeiros 16 do ano passado. Oito equipas já competiram e as outras oito realizam as provas nos dias 27 e 28 de Março.

Antes do nacional, a brigantina ajudou a Universidade do Porto a vencer o Campeonato Nacional Universitário de Atletismo de pista coberta pelo 12º ano consecutivo. A prova realizou-se nos dias 6 e 7 de Março e Cláudia Rodrigues subiu ao lugar mais alto do pódio na prova de salto em altura, à semelhança do ano passado, e alcançou o quarto lugar no lançamento do peso.