Cavaco inaugura CERCIMAC

PUB.

Ter, 28/11/2006 - 11:24


O Presidente da República, Cavaco Silva, iniciou em Macedo de Cavaleiros uma visita de dois dias ao Nordeste Transmontano. Na cidade recebeu das mãos do edil, Beraldino Pinto, uma réplica de uma arma medieval, também conhecida como maça, que se pensa ter sido usada por Martim de Macedo quando salvou a vida do Mestre de Avis, na batalha de Aljubarrota.

O chefe de Estado reuniu em Macedo com os autarcas do distrito. No final do encontro, que demorou cerca de três horas, Cavaco Silva falou aos jornalistas, referindo alguns dos problemas da região que lhe deu mais percentagem de votos: envelhecimento da população, acessibilidades, falta de investimento e de criação de emprego para a fixação dos jovens.
Em matéria de estradas, as preocupações dos autarcas não se prendem, só, com as principais vias de ligação, mas também com a falta de ligações rápidas entre as diversas sedes de concelho.
Insistindo no discurso optimista, o Presidente da República sublinhou que o futuro da região deve passar pela coesão entre os diversos concelhos da região, em especial no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio. Além disso, o País terá de sustentar medidas de descriminação positiva para o Interior, de modo a garantir a coesão.

Instituição vai disponibilizar terapias avançadas para cidadãos com deficiência

Mesmo debaixo de forte chuva, Cavaco Silva continuou com a agenda e inaugurou as instalações da Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados (CERCIMAC), onde o destaque foi para uma sala de relaxamento denominada Snouzlen.
Este equipamento resulta duma candidatura apoiada pela SIC Esperança, no âmbito do Rock In Rio, e pretende ser um espaço de relaxamento e de sensações. Ali se processam métodos avançados de terapia, psicomotricidade, musicoterapia e snouzelen, que visam, através de um ambiente seleccionado em termos sensoriais, a promoção de emoções e estímulos que propiciem o relaxamento, iniciativa e actividade.
Para além da ajuda do canal de televisão, a instalação da sala contou com a ajuda de várias empresas de Macedo de Cavaleiros.
Os utilizadores deste espaço serão portadores de deficiência, para além dos que já estão integrados nas actividades promovidas pela CERCI de Macedo de Cavaleiros.