Mais segurança nas Minas da Fonte Santa…

PUB.

Ter, 30/01/2007 - 14:39


A Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) já iniciou os trabalhos de recuperação ambiental do antigo campo mineiro da Fonte Santa, junto à aldeia das Quintas das Quebradas, concelho de Mogadouro.

Recorde-se que, no passado dia 27 de Novembro, devido às fortes chuvas que assolaram a região, uma das barreiras cedeu, arrastando consigo grandes quantidades de escombros resultantes da extracção mineira que ali se desenvolveu ao logo de vários anos.
Os resíduos espalharam-se num raio de cinco quilómetros, causando avultados prejuízos nos campos agrícolas, já que parte dos materiais arrastados continha substâncias tóxicas.
Segundo Gaspar Nero, responsável pela recuperação das áreas mineiras a cargo da EDM, “de momento procede-se a uma acção provisória, enquanto se a espera a aprovação de um projecto de intervenção de maior amplitude”.
As prioridades do momento passam por suster uma barreira com cerca de 30 metros de altura e demolir imóveis inseridos em falésias que não estão estabilizadas. Criar drenagens periféricas para reforçar a consolidação da área envolvente à barragem e impermeabilizar as escombreiras são outras das acções previstas. E, “caso haja buracos na zona, outrora utilizados como chaminés de respiro para quem trabalhava no subsolo, serão selados,” adiantou o responsável.
No âmbito dos trabalhos de recuperação ambiental também está prevista a construção de uma barragem para armazenar água destinada ao combate aos incêndios, até porque na zona envolvente existe uma mancha florestal de relevo.
A primeira fase das obras estará concluída dentro de dois meses, ao passo que a totalidade do projecto de intervenção chegará ao fim no final deste ano.
Recorde-se que, em 2005, foi elaborado um projecto de recuperação das antigas minas, que foi alterado para responder às novas necessidades em matéria de segurança.