class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-174323 node-type-noticia">

            

Novo Centro Escolar de Murça já abriu

Seg, 17/01/2011 - 11:08


Os estudantes do concelho de Murça começaram as aulas do 2º Período do ano lectivo de 20010/2011 no novo Centro Escolar, que abriu as portas no passado dia 4 de Janeiro.

Trata-se de um edifício moderno, com óptimas condições para o ensino e acolhimento de mais de três centenas de alunos, que vão experimentar as novas tecnologias ao serviço da educação. Para já vai acolher apenas os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, mas no próximo ano lectivo irá receber também as crianças do ensino pré-escolar.
A construção do Centro Escolar implicou um investimento de cerca de três milhões de euros, com recurso a verbas governamentais, no âmbito do Programa de Construção de Novos Equipamentos Escolares.
No primeiro dia de actividade do complexo escolar recém-inaugurado, o presidente da Câmara de Murça, João Teixeira, não escondeu a sua satisfação referindo que “este é um sonho agora concretizado em projecto”.
O autarca considera que o encerramento das sete escolas que ainda estavam em funcionamento nas aldeias, “não vai provocar impacto negativo nos alunos, já que os próprios e os pais estão cientes que é a melhor opção para o futuro das crianças”, divulgou o município através de uma nota de imprensa. Com esta mudança também os estabelecimentos de ensino da vila encerraram para as actividades pedagógicas e os alunos foram transferidos para o novo equipamento.
O edil salientou o facto da autarquia ter preparado meticulosamente a transferência e o transporte das crianças através de viaturas especialmente alugadas “para que nada falhe”, acrescentou.
Para o Centro Escolar foi ainda destacado pessoal especializado para dar apoio aos professores. Até a confecção das refeições é cuidada e preparada no local que tem cozinha e cantina equipadas para o efeito. “Os pais sentem-se felizes com a nova comodidade que a Câmara Municipal está a proporcionar aos seus filhos”, rematou João Teixeira.
A concentração de equipamentos sociais num terreno adquirido em 2004 pela autarquia, próximo da Unidade de Saúde de Murça, não longe do Centro Histórico e nas imediações do Centro Cultural, “fazem com que a vila de Murça seja inovadora e se projecte para um futuro promissor”, referiu.

O município quer inaugurar o Pavilhão Gimnodesportivo na próxima Primavera

O município quer inaugurar o Pavilhão Gimnodesportivo na próxima Primavera. Trata-se de uma obra apoiada pelo POVT/QREN-Desporto, com um milhão e trezentos mil euros. Ainda no âmbito da dotação da sede de concelho com novos equipamentos, em 2011 e 2012 vai avançar a obra do Parque Urbano, com vista a criar um espaço com visibilidade urbanística, porventura a “sala de visitas” de Murça, num terreno que permite a interligação entre o Complexo Desportivo, Centro Escolar e o Centro Cultural, à entrada da vila no acesso à futura Auto-Estrada Transmontana, actual IP4. O Parque Urbano é uma obra integrada no PRU - Programa de Regeneração Urbana.