Observação de borboletas em Vinhais

PUB.

Ter, 29/08/2006 - 16:20


O Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal vai desenvolver, hoje, em Vinhais, uma actividade dedicada à observação e captura de borboletas que, posteriormente, irão ser libertadas numa estufa criada para a multiplicação da espécie.

O encontro está marcado junto ao Jardim Municipal de Vinhais e está aberto a toda a população que manifeste interesse por esta actividade ambiental. Os participantes deverão munir-se com redes entomológicas, gaiolas e guias de campo.
A primeira estufa de borboletas ibéricas está a ser criada no Jardim Botânico da Universidade de Lisboa, com o objectivo de dar a conhecer aos visitantes as diferentes fases da metamorfose das borboletas.
Através das iniciativas de captura de borboletas, realizadas um pouco por todo o País, o Tagis pretende reunir várias espécies na estufa, de modo a que se estabeleçam e produzam populações estáveis.
Para isso, já foi criado um jardim de plantas específicas para as diversas espécies que existem em Portugal.
Após as missões de borboletas de Verão, a estufa irá abrir ao público no dia 10 do próximo mês, para mostrar ao público todas as tarefas diárias, desde a jardinagem, recolha de ovos e alimentação de borboletas e lagartas.