Parques naturais com imagem de marca

PUB.

Qua, 27/04/2005 - 16:54


Os Parques Naturais do Norte de Portugal vão apostar numa marca colectiva para promover os produtos da terra destas áreas zonas protegidas.

O Parque Natural de Montesinho, do Douro Internacional e do Alvão, bem como o Parque Nacional da Peneda-Gerês, estão integrados num projecto designado “ Parques com vida”, que tem como principal objectivo entrar em novos mercados, nomeadamente no estrangeiro, com a oferta da qualidade das paisagens, alojamento, artesanato, gastronomia e todos os produtos agrícolas gerados nestas espaços naturais.
“Esta região é das poucas, ao nível da Europa, que tem condições para apresentar qualidade a vários níveis, designadamente ao nível das potencialidade turísticas”, salienta o secretário-geral do Instituto para o Desenvolvimento Agrário da Região Norte (IDARN), Paulo Castro.
O projecto ainda se encontra numa primeira fase, que decorre até Junho, e, nessa altura, vai ser feita a candidatura à segunda fase, com a implementação das respectivas medidas.
“Para já estamos a tentar credibilizar a iniciativa, para que os actores locais venham a participar nele, nomeadamente as associações de artesãos, de produtores e outras que representam serviços nas áreas dos quatro parques”, refere o coordenador da equipa técnica do projecto “ Parques com vida”, Miguel Morais.
Esta iniciativa, promovida pelo Instituto da Conservação da Natureza, IDARN e Associações de Desenvolvimento Local, visa aliar as cerca de 40 marcas de produtos certificados existentes nestas quatro áreas protegidas num só rótulo, para tornar mais fácil o processo de divulgação no mercado.
O projecto insere-se no programa comunitário “EQUAL” e já foi aprovado pela União Europeia.