Pele seca ou ressequida

PUB.

Ter, 29/08/2006 - 17:12


Os cremes prescritos para a pele seca ajudam bastante porque dificultam a perda de líquidos e devolvem às células superficiais uma parte do que saiu do organismo através do suor e da urina.

Mas não há milagres...se não ganhar o hábito de beber água...Muita! E claro terá que ter cuidado com a alimentação, pois as células da pele usam, principalmente, o líquido proveniente dos alimentos. Caso contrário a sua pele fica mesmo ressequida.
Quantidade diária de água: no mínimo, seis copos médios de água para repor o que o organismo perdeu. Com uma temperatura ambiente de 20 graus centígrados, perdemos diariamente em média 2 litros (cerca de 8 copos médios) de líquido, sobretudo através da urina e também através do suor, fezes e respiração.
Para manter o bom funcionamento do organismo, deve repor a água que perde bebendo cerca de 1,5 litro diariamente. O meio litro que falta é obtido através dos alimentos e essas quantidades podem variar.
Por exemplo, num dia de calor elimina-se 1,3 litro a mais pelo suor! E se fizer desporto pode perder 5 litros! Nos casos de eliminação acentuada de líquidos, o corpo activa o mecanismo da sede.

Sensação de sede

Assim que o volume de água no sangue diminui, o cérebro dá sinal com a sensação de sede. Em simultâneo, é segregada uma hormona que diminui a diurese para economizar água, e a urina fica mais concentrada e escura. Quando os intestinos funcionam convenientemente, a urina é normal e a sede não é constante. Este é um sinal de que a quantidade de água ingerida é adequada.
O deve beber / comer: a água-de-coco é mais hidratante que a água comum, pois contém sódio, cloro e potássio - minerais responsáveis pelo equilíbrio de líquidos no organismo. Frutas como melancia, ananás, pêra, laranja e limão e legumes e verduras, como a cenoura, berinjela, espinafre, couve-flor, brócolos, alface, tomate e pepino, também fornecem uma boa quantidade de água.
O que deve evitar: alimentos muito ricos em potássio, verduras, legumes e frutas cruas, feijão e carne. Enquanto o sódio e o cloro fixam a água dentro das células, o potássio tem um efeito contrário. Pratos muito salgados são exemplo desse efeito.