“Quatro olhares sobre Alfândega”

PUB.

Ter, 31/01/2006 - 16:09


Está patente na Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé, um painel cerâmico, intitulado “Quatro olhares sobre Alfândega”.

A iniciativa resultou de uma iniciativa única na região: um Simpósio dedicado exclusivamente à pintura. Este evento, por sua vez, surge na sequência dos Simpósios de Escultura em Pedra, que ocorreram na vila entre 2002 e 2004.
Compostos por mais de oito mil azulejos, os “Quatro olhares sobre Alfândega” são fruto dos trabalhos de quatro artistas plásticos que, durante os meses de Verão, se empenharam em retratar as gentes da região nas suas lides e actividades quotidianas.
Américo Moura, um dos pintores expostos, procurou construir um painel no qual figurassem os homens e mulheres no trabalho ligado à apanha da azeitona, da cereja e da lenha, resultando num conjunto de imagens articuladas e implicadas umas nas outras.
Rogério Ribeiro, outro dos artistas que contribuíram com obras para a exposição, preferiu retratar a luta dos povos da região pela sua libertação, pela justiça e dignidade.
Este projecto, associado a outras iniciativas que já ocorreram ou vão, ainda, realizar-se, visa atingir uma descentralização cultural. Desta maneira, Alfândega da Fé vai-se transformando, pouco a pouco, num pólo dinamizador da cultura regional, fazendo com que a sua população tenha um fácil acesso às artes.