Um ano de saúde móvel

PUB.

Ter, 31/01/2006 - 16:04


Um ano de funcionamento e 9.989 utentes são os números da Unidade Móvel de Saúde de Macedo de Cavaleiros.

Foi a 17 de Janeiro de 2005 que a UMS iniciou um movimento contínuo por todas as aldeias do concelho de Macedo de Cavaleiros.
Durante este primeiro ano de actividade, a unidade visitou sete vezes cada aldeia do concelho, uma média que se traduz em 14.900 quilómetros percorridos.
Em cada uma das visitas, de que a população tem prévio conhecimento, os dois enfermeiros afectos ao atendimento prestam cuidados no domínio da prevenção e rastreio, nomeadamente de diabetes. Neste sentido, os profissionais medem a tensão arterial, fazem testes de glicemia, colesterol e triglicerídeos, e põem em prática o Plano Nacional de Vacinação. Neste âmbito já foram ministradas, durante o ano passado, mais de seiscentas vacinas.
Para além dos utentes que são atendidos no interior do veículo que compõe a UMS, os enfermeiros também prestam apoio domiciliário aos cidadãos que, comprovadamente, não se podem deslocar à unidade móvel. Neste âmbito realizara-se 180 visitas de carácter curativo e preventivo. Estes dois factores são, aliás, a característica dominante em todo o desempenho da unidade móvel de saúde.
Porque a informação é o melhor remédio de prevenção, os enfermeiros da UMS também realizam acções de sensibilização e informação sobre temas relacionados com a saúde, nomeadamente alimentação, hipertensão, colesterol, diabetes, higiene e primeiros socorros, entre outros. Ao todo decorreram 39 sessões, em 39 localidades diferentes, que contaram com a participação de 1.209 utentes.
A UMS resulta duma parceria entre a Câmara Municipal, o Ministério da Saúde e a Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros.