Valverde inaugura igreja renovada

PUB.

Ter, 30/01/2007 - 16:48


A paróquia de Valverde da Gestosa, no concelho de Mirandela, acaba de ganhar uma igreja praticamente nova.

É certo que o templo data de 1794, mas as obras de restauro efectuadas nos últimos meses foram motivo mais que suficiente para a comunidade paroquial organizar uma cerimónia inaugural e de dedicação do altar, que decorreu anteontem.
Várias dezenas de fiéis encheram o templo, dedicado à Nossa Senhora da Expectação, para participar na eucaristia presidida pelo bispo de Bragança-Miranda, D. António Montes Moreira.
A empreitada custou 55.976 euros, comparticipados pela Direcção-Geral das Autarquias Locais em 26.046 euros. O restante foi assegurado pela Câmara Municipal de Mirandela (21.167,00), peditório pelo povo (1.745,00) e pela paróquia dirigida por Delfim Gomes (7.010,00).
O templo foi totalmente intervencionado ao nível dos altares, soalho, coro, bancada, isolamento térmico, forro, portas e instalação eléctrica. A reparação dos muros, os rebocos e pinturas no exterior e interior, bem como a limpeza das cantarias foram outras das reparações que saltam à vista.
Além disso, foram colocados novos sistemas de som e luz, bem como um guarda-vento que torna a igreja mais acolhedora.
Durante a homilia, D. António Montes Moreira deixou apelou à união dos fiéis. “Esta igreja foi renovada nas pedras, mas também é preciso que o seja nas pessoas que a frequentam”, considerou o prelado, acrescentando que as obras no templo podem ser “um incentivo à prática cristã no dia-a-dia”.
Para o bispo diocesano, ser cristão não é só ir à missa. “Há pessoas que vêm à missa e na rua nem se falam. Por isso, há que pôr em prática o cristianismo fora das paredes da igreja”, referiu D. Montes Moreira.
A cerimónia inaugural, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Mirandela, José Silvano, culminou com um jantar comunitário, oferecido pela Junta de Freguesia. Para animar a cerimónia festiva, Delfim Gomes convidou a Banda Filarmónica de Vila Flor, que assegurou a componente musical daquela tarde de convívio.