Vila de Argozelo em obras

PUB.

Ter, 19/12/2006 - 15:48


Neste Natal, emigrantes e filhos da terra espalhados por outras zonas do País vão encontrar a vila irreconhecível. De facto, Argozelo está a ser alvo de obras camarárias e do Governo que já há muito eram ansiadas pela população residente e não residente.

Na zona do Calvário o destaque vai para a reformulação da rede de saneamento e abastecimento de água, associada à pavimentação da estrada que atravessa a vila, desde o Largo S. Sebastião até ao posto de abastecimento de combustível “Veiga & Veiga”.
Além das melhorias no piso, a empreitada também contempla passeios e postes de iluminação, de modo a dignificar uma das portas de entrada na localidade.
Esta obra, da responsabilidade da Câmara Municipal de Vimioso, está orçada em 500 mil euros e encontra-se em fase de acabamentos.
No âmbito dos trabalhos da responsabilidade do Governo, está quase concluída a beneficiação da EN 218, em direcção a Carção, um dos poucos troços de estrada que ainda faltava asfaltar, após a requalificação entre o nó de rio Frio do IP4 e a entrada de Argozelo.

População defende homenagem ao mineiro ou “peliqueiro” na nova rotunda da zona do Calvário

Recorde-se que a entrada norte da vila já tinha sido beneficiada, aquando os trabalhos de repavimentação daquela estrada. Faltava a entrada sul, que a população considerava pouco condizente com o estatuto de vila alcançado por Argozelo em 2001.
Depois de algumas semanas de lama e de dificuldades de circulação na ligação a Carção, já foi colocado tapete e sinalização horizontal.
No interior da localidade também merece destaque a rotunda criada junto à “Serralharia do Calvário”, onde os argozelenses defendem a colocação duma escultura em homenagem aos “peliqueiros” ou mineiros, como forma de homenagear estas duas actividades marcantes na vida de Argozelo.
Além de contribuir para orientar o trânsito, a circular também contempla um acesso directo ao campo da feira e à cortinha, um terreno onde a Junta de Freguesia pretende criar um loteamento e alguns equipamentos públicos.