Vila Real recebe Ballet Argentino

PUB.

Ter, 29/08/2006 - 16:35


A programação de Verão no Teatro de Vila Real tem vindo a fazer um périplo por vários países do mundo. Actuaram nesta casa de espectáculos artistas da Lituânia, de Espanha, dos Estados Unidos, da Rússia, da Guiné-Bissau e da Roménia, com a fabulosa Fanfare Ciocarlia.

Já na noite do passado sábado, foi a vez das imagens e dos sons da Argentina chegarem à cidade transmontana, pela mão do Grande Ballet Argentino.
O Grande Ballet dedica-se há 29 anos à difusão da música e danças argentinas. Procura transmitir o espírito do homem argentino, a sua personalidade, a sua atitude na vida. Colhe de cada zona do extenso território do país das Pampas os costumes mais típicos, os gestos mais característicos e leva-os para o palco, onde a teatralidade se une ao vestuário colorido. Nos seus espectáculos está presente também o tango, na sua forma mais popular.
Integram o Grande Ballet Argentino, dirigido por Miguel Ángel Tapia, um conjunto de sete músicos e cantores, mais de uma dezena de bailarinos e alguns actores. Esta foi uma oportunidade para conhecer ao vivo as características de um povo que absorveu a tradição europeia, sintetizando-a com os costumes autóctones.
Para Setembro já está agendado o Festival Outras Músicas, que decorrerá no próximo dia 2, no Auditório Exterior. A iniciativa integra as comemorações dos 250 anos da Região Demarcada do Douro e é constituído por artistas oriundos do Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.
O festival integra o ciclo “Concertos de Verão 2006”, um conjunto de eventos culturais que decorreram de 10 de Junho a 4 de Setembro naquele auditório do Teatro de Vila Real.
Sendo sobretudo concertos musicais, a maioria dos quais dentro do âmbito da world music, o programa procurou, também, integrar alguns espectáculos que abordassem a dança e o circo, através da actuação de artistas de diversos pontos do globo.