VIMIOSO recebe canil

PUB.

Ter, 17/05/2005 - 16:36


A zona industrial de Vimioso vai acolher um canil intermunicipal, equipamento que acolherá os animais recolhidos nos concelhos de Mogadouro, Vimioso e Miranda do Douro.

O projecto de construção do futuro canil já foi aprovado pelos três municípios do Planalto Mirandês que participaram no financiamento do equipamento, orçado em 300 mil euros. O centro de recolha de animais será, ainda, objecto de uma candidatura a fundos comunitários.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Vimioso (CMV), José Rodrigues, a criação do canil intermunicipal “é uma forma de dar tratamento condigno aos animais que são abandonados e que vagueiam pelas ruas das aldeias, vilas e cidades da região”.
Para tal, os três municípios entenderam que a melhor solução para os problemas dos cães abandonados era o financiamento conjunto do centro de recolha, uma medida que permite aliviar os cofres das autarquias envolvidas.
Além da área técnica e administrativa, o canil vai contar com celas de alojamento para os animais recolhidos. Os cães permanecerão neste local até que sejam reclamados pelos seus proprietários num prazo de algumas semanas. Caso tal não aconteça, os canídeos terão de ser abatidos.
A recolha dos animais nas ruas será feita com acompanhamento e rastreio de uma equipa de técnicos destacados para este serviço, dado que cada concelho ficará encarregue de recolher os animais dentro da sua área geográfica.
Segundo José Rodrigues, a infra-estrutura também terá fins sanitários. “A fim de evitar propagação de doenças, os animais recolhidos serão rastreados e terão tratamento veterinário” afiança o edil.