class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166713 node-type-noticia">

            

Vimioso ganha Zona de Caça Turística

Ter, 14/08/2007 - 10:30


A Zona de Caça Turística do concelho de Vimioso, que abrange as freguesias de Algoso e Matela, vai entrar em funcionamento no próximo ano. A garantia é deixada pelo futuro gestor daquele espaço, João Lemos, um empresário de Aveiro ligado ao ramo da cinegética.

Após a formalização do acordo para a gestão da zona de caça, o responsável afirma que é necessário criar infra-estruturas, fazer o levantamento cinegético, recrutar recursos humanos, planear e divulgar aquele espaço turístico.
“Trata-se de um projecto diferenciado. Trás-os-Montes tem poucas Zonas de Caça Turísticas, mas nós pretendemos marcar a diferença ao nível da qualidade”, salientou João Lemos.
A zona de caça vai ser gerida pela Associação de Caça e Pesca Cultural e Ambiental de Matela e Junqueira, da qual João Lemos é presidente. O empresário já tem experiência nesta área, visto que já faz a gestão de uma zona de caça associativa em Matela (Vimioso), com cerca de dois mil hectares, e gere uma zona de caça lagunar, com 9 500 hectares, em Aveiro.
Na óptica do presidente da Câmara Municipal de Vimioso, José Rodrigues, a caça aliada ao turismo é uma forma de atrair mais pessoas ao concelho, visto que é uma zona rica em espécies autóctones.
“É um espaço, com cerca de cinco mil hectares, com grande potencial cinegético. A perdiz, o coelho, o javali e, até, o corço, são algumas das espécies que podem ser encontradas naquela zona”, realçou o edil.
Tendo em vista o crescimento turístico do concelho, José Rodrigues afirma que a autarquia disponibiliza um terreno a quem estiver interessado em construir uma unidade hoteleira no concelho, com cerca de 70 camas.