15 mil lâmpadas iluminam Sortes

PUB.

Ter, 19/12/2006 - 15:40


Mais de 15 mil lâmpadas dão vida às aldeias de Sortes, Viduedo e Lanção durante a época natalícia.

A iniciativa partiu da Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Sortes – Sortudos, que decidiu proporcionar à população um Natal mais colorido.
Esta é a primeira vez que as ruas da freguesia suscitam um espírito natalício junto da população, que se mostra satisfeita com o trabalho da associação composta, apenas, por jovens da freguesia.
Segundo o presidente dos Sortudos, Hugo Ribeiro, foi efectuado um investimento na ordem dos 450 euros, comparticipado em 100 euros pela Junta de Freguesia de Sortes.
O montante gasto com a electricidade é suportado pela Câmara Municipal de Bragança, dado que toda a iluminação foi ligada à rede pública.
Velas, estrelas e árvores de Natal são os principais enfeites luminosos espalhados pelas três localidades, que começaram a viver o espírito desta quadra festiva na passada sexta-feira, altura em que se acenderam os milhares de lâmpadas.
A par das ruas, a igreja foi o monumento público mais iluminado. Além disso, no interior do templo foi erguido um presépio onde também abundam as iluminações.
No principal largo de Sortes foi colocada uma árvore com cerca de 1500 lâmpadas, que, segundo o secretário da associação, Daniel Rodrigues, tem cerca de 4 metros de altura.
Todo o trabalho necessário para a concretização deste projecto foi levado a cabo por seis jovens, que puseram mão à obra durante a noite e fins-de-semana.
Daniel Rodrigues explica que em anos anteriores um dos membros da associação já costumava pôr alguma iluminação na igreja, uma iniciativa que os “Sortudos” resolveram ampliar às ruas e às localidades vizinhas.
Para o ano, fica a promessa de aumentar a quantidade de iluminações que irão animar as ruas das aldeias até 12 de Janeiro do próximo ano.