class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-178496 node-type-noticia">

            

Arquivo Municipal inaugurado

Qua, 23/10/2013 - 11:15


» Antiga escola foi adaptada para receber o acervo do concelho

O concelho de Vimioso já tem um Arquivo Municipal. A obra resultou da requalificação da antiga escola primária da vila. A intervenção incluiu também o arranjo de um largo.
O vice-presidente da Câmara considera que era uma obra necessária. “O arquivo é extremamente importante porque nós dispomos de muita documentação valiosa que tem estado arquivada na biblioteca municipal mas em condições que não são as melhores para a conservação de documentos seculares”, refere Jorge Fidalgo, acrescentando que também “foi requalificado o largo que é o coração de Vimioso e tornou-se num espaço mais aprazível e acolhedor”.
Esta intervenção custou 830 mil euros financiada em 85% por fundos comunitários.

Torre do castelo

Mas esta intervenção na antiga escola primária permitiu conhecer melhor a história da vila de Vimioso, uma vez que pôs a descoberto parte da torre do castelo que ali existiu. “Foram encontradas as ruínas do castelo que tinha sido destruído em 1762. Encontrámos a torre e a reformulação, bem como a adaptação interior do castelo a residência”, explica o investigador da faculdade de Letras da Universidade de Porto, Brochado de Almeida. “Com a sua destruição deixou de ter serventia militar e foi abandonado e foi entregue à câmara municipal que aproveitou para cemitério”.
O resultado das escavações foi publicado num livro que também foi lançado durante a inauguração do arquivo municipal.