Associações de Bragança recebem apoios

PUB.

Ter, 03/05/2005 - 17:36


A Câmara Municipal de Bragança (CMB) assinou, na passada quinta-feira, 32 protocolos com associações culturais e desportivas do distrito, com vista ao apoio financeiro de actividades e à aquisição de meios para facilitar o trabalho das colectividades.

Este ano, a tranche maior vai para os Bombeiros Voluntários de Bragança (BVB), que receberam um apoio de 166 mil euros para a aquisição de uma viatura de desencarceramento que actuará em acidentes rodoviários, nomeadamente no IP4. A verba destina-se, também, à compra de uma viatura com reservatório de espuma para combate a incêndios de grande intensidade, para garantir a segurança no Aeródromo Municipal e pagar aos operadores de central do quartel dos BVB.
Segundo o presidente da CMB, Jorge Nunes, “o protocolo deste ano com os bombeiros é superior ao habitual, pelo facto de ser necessário ajudar a corporação a equipar-se com meios necessários para fazer face aos problemas da região”.
Na óptica do edil, a ampliação da pista do aeródromo para a utilização de aeronaves com mais capacidade tem que ser acompanhada por uma evolução ao nível dos meios de segurança.
Os Bombeiros Voluntários de Izeda, por seu lado, foram contemplados com cerca de 40 mil euros para a aquisição de uma viatura ligeira e para o pagamento a operadores de central.

Desporto em vantagem

Este ano a autarquia disponibilizou 471.650 euros para apoiar 32 colectividades.
No âmbito das associações desportivas, Coelhoso recebeu 60 mil euros para a construção de um pavilhão polidesportivo coberto. O Clube Académico de Bragança foi contemplado com uma tranche de 30 mil euros, ao passo que o Moto Cruzeiro Clube de Bragança arrecadou 25 mil euros para a conclusão da sede.
Os Pioneiros de Bragança receberam 14.500 euros, a Associação de Atletismo de Bragança alcançou 10 mil euros para a aquisição de uma carrinha, o Grupo Desportivo de Izeda amealhou 15 mil euros para a melhoria das instalações da equipa e o Ginásio Clube de Bragança foi contemplado com 12.500 euros para o apoio à organização da Milha das Cantarinhas.
Ainda na área do desporto foram apoiados o Grupo Desportivo de Parada, a Associação de Cicloturismo de Bragança, a Academia de Artes Marciais Modernas de Bragança, o Grupo Etnográfico e Desportivo de Varge, o Grupo Recreativo e Desportivo de Rio Frio e a Escola de Futebol “Crescer”. Já o Nordeste Automóvel Clube recebeu uma verba de 11.500 euros que, em parte, serão aplicados no relançamento da Rampa da Nogueira.

Apoio aos percursos pedestres

A Associação Azimute, por seu turno, foi contemplada com uma tranche de 11.550 euros, com vista à elaboração de roteiros com percursos pedestres.
No âmbito da Cultura foi apoiado o Coral Brigantino Nossa Senhora das Graças, a Associação Cultural e Recreativa do Bairro da Mãe d´Água, a APADI, a Associação Cultural e Recreativa de Babe e a Associação Cultural e Recreativa de Pinela.
Foram ainda contempladas a Associação Cultural de Palácios, a Associação Cultural dos Amigos dos Caretos de Salsas, a Banda Musical de Izeda, a Banda da Sé, a Casa do Professor de Bragança, a Junta de Freguesia de Baçal e de Deilão, o Teatro de Estudantes de Bragança e a Associação União de S. Pedro.