Cão de Gado em exposição monográfica

PUB.

Qua, 03/05/2006 - 15:26


No dia 25 de Abril decorreu, em Bragança, a 1ª Exposição Canina Monográfica do Cão de Gado Transmontano, organizada pela Associação de Criadores do Cão de Gado Transmontano, com o apoio do Parque Natural de Montesinho, Clube Português de Canicultura e Câmara Municipal de Bragança.

Este certame decorreu no espaço do terrado do novo Mercado Municipal de Bragança, que se mostrou muito adequado para o efeito, contando com a presença de 104 excelentes exemplares desta raça canina, repartidos por 9 classes de participação. Constituiu uma curiosidade a participação de um exemplar que veio propositadamente de França.
O grande vencedor desta 1.ª monográfica da raça (“Best in Show”) foi o “Zeus”, um cão com 15 meses e 85 cm de altura ao garrote, pertencente a Valdemar Santos Correia, residente na quinta de Fonte de Arcada, em Bragança. De referir que “Zeus” é um cão que continua a cumprir a função de guardador de rebanho.
Recorde-se que esta é a nona raça canina portuguesa, e o seu reconhecimento oficial ocorreu em Abril de 2004. Esta raça é já um ícone da região transmontana, contando com mais de 600 exemplares registados.