CHACIM reabilita ribeira

PUB.

Qua, 03/05/2006 - 15:25


Em 2002, no âmbito de um trabalho de mestrado em Engenharia Ambiental, Pedro Teiga, escolheu como tema a “Reabilitação de Rios e Ribeiras em Zonas Edificadas”, definindo cinco pontos de intervenção, entre os quais Chacim, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

O processo está quase concluído e foi possível graças a um investimento da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.
Entre as obras mais significativas há a substituição da fossa por uma ETAR, que foi deslocada para poder tratar todo o saneamento básico da aldeia. A construção de um pontão que permite a passagem da população e de um muro de suporte de terras que delimita o leito do curso de água são outras das intervenções que merecem destaque.
Do processo de requalificação está ainda previsto a criação de um “corredor verde” com a plantação de árvores que protejam a água do sol. A reabilitação da ribeira, contudo, é um processo contínuo que depende da educação ambiental da população ribeirinha de Chacim e do seu envolvimento com a ribeira.
Apesar da limpeza há cerca de meio ano as margens já estão novamente sujas. Esta situação leva Pedro Teiga a afirmar que a população ainda vive com as costas voltadas para a ribeira, apesar de já se terem feito alguns progressos.
Para inverter a situação, no passado domingo realizou-se uma acção de sensibilização ambiental, com a orientação de Pedro Teiga, que contou com uma significativa participação da população, que encheu o salão da Junta de Freguesia.
É que a acção das populações é decisiva no sucesso desta intervenção, nomeadamente no que concerne à utilização de pesticidas e à deposição de entulhos directamente para a ribeira. Este foi um factor que envolveu bastante a população, que reivindica a colocação de um contentor do lixo na parte oeste da ribeira, onde os habitantes têm que percorrer algumas centenas de metros para depositarem os seus lixos em local próprio, que não a ribeira…