Cidália Fernandes conquista Taça de Portugal de Tiro ao Prato

PUB.

Ter, 16/08/2022 - 12:11


A atiradora natural de Vinhais somou mais um troféu ao seu palmarés. Cidália Fernandes venceu em TRAP5 e já pensa no nacional e mundial.

Depois da medalha de bronze conseguida em Julho, em Espanha, ao serviço da Selecção Nacional de Tiro ao Prato, Cidália Fernandes venceu a Taça de Portugal na categoria de TRAP 5.

A prova realizou-se no sábado e domingo, em Mira, e participaram cerca de 150 atiradores.

A competição não começou da melhor maneira para a vinhaense, que representa o Clube Industrial Pevidém. “Comecei com 20 pratos partidos em 25. No entanto, ao longo da prova fui recuperando e consegui terminar com 25 pratos partidos em 25. É hábito dizer no desporto que isto não é como começa mas sim como acaba. Foi o caso. Não começou como esperado mas terminou da forma que qualquer atirador gosta, que é vencer”, disse ao Nordeste a atiradora.

O segundo dia de competição foi perfeito para Cidália Fernandes, em 50 pratos partiu 48, conseguindo no final o primeiro lugar no pódio. “Para mim vencer a Taça de Portugal é muito mais que uma conquista. Infelizmente, eu não tenho tempo para treinar e os meus treinos são as provas. Felizmente, eu tenho conseguido gerir e esta prova deixou-me bastante feliz, não só pela vitória mas por ter conseguido gerir emocionalmente o resultado com que comecei. O apoio dos mais próximos e do meu clube tem sido sem dúvida a minha força”, confessou.

A conquista da Taça de Portugal em TRAP 5 deixa Cidália Fernandes em boa posição para representar Portugal no Campeonato do Mundo, mas ainda falta uma prova do Campeonato Nacional de Tiro ao Prato, a sexta contagem, que vai realizar-se este mês, nos dias 27 e 28, no Algarve. “Após essa prova são seleccionados aos atletas que vão representar Portugal no mundial e é um prova que decide os campeões nacionais em masculinos e femininos”.

A atiradora quer sagra-se campeã nacional e revalidar o título mundial. “O objectivo é conquistar o campeonato nacional e representar Portugal no mundial e aí dar tudo para defender o título mundial conseguido em 2021”, afirmou.

O Campeonato do Mundo de Tiro ao Prato realiza-se este ano no nosso país, em Mira, de 9 a 11 de Setembro.

 

Jornalista: 
Susana Madureira