Crianças recordam Época Medieval

PUB.

Ter, 14/06/2005 - 14:40


Os alunos e professores do Jardim-de-Infância de S. Tiago, em Bragança, dedicaram a passada quinta-feira aos usos e costumes da Época Medieval.

Os produtos que se comercializavam na época, as danças tradicionais e as vestes características das personagens da Idade Média fizeram parte da Feira Medieval, que representa o culminar do projecto intitulado “ Um olhar sobre a história”, trabalhado por crianças e docentes durante o ano lectivo.
Os mais pequenos encarnaram as personagens que faziam parte da Idade Média e, para além da diversão, acabaram por conhecer um pouco da História de Portugal.
“Há muita gente que pensa que ensinar História às crianças é uma loucura. No entanto, através desta iniciativa, os mais pequenos acabaram por compreender os acontecimentos da nossa história, através de um dia de festa e divertimento”, realça a coordenadora do Jardim-de-Infância de S.Tiago, Natália Ramalho.
A responsável acrescentou, ainda, que através da História, as crianças conseguem desenvolver mais facilmente as suas aptidões, uma vez que “ é conhecendo o passado que se consegue construir o futuro”.

Crianças aprendem história

Este dia “medieval” foi preparado com muita antecedência, uma vez que foram necessárias visitas ao Museu Militar e ao Museu Abade de Baçal.
“Os alunos puderam contactar com vários instrumentos de pesquisa, onde verificaram que matérias-primas, como o plástico, não existiam naquela altura, pelo que usaram a serapilheira para fazer os recipientes onde colocaram os produtos”, salienta Natália Ramalho.
Durante a manhã, para além da abertura da feira, decorreu também um espectáculo de saltimbancos e danças medievais proporcionadas por alunos do jardim-de-infância.
A tarde foi dedicada aos jogos tradicionais e, também, ao tema da Segurança.
“As crianças prepararam um assalto ao castelo. Desta forma, eles acabaram por perceber as diferenças entre a defesa utilizada antigamente e a actual, bem como as formas de eleição dos órgãos do poder”, afirmou a docente.
Os mais pequenos, que também ajudaram na preparação do cenário e na costura das vestes, estiveram muito entusiasmados durante as actividades alusivas à Idade Média.