Cruz Vermelha alerta veraneantes

PUB.

Qua, 17/08/2005 - 15:00


Sensibilizar as pessoas para os perigos do sol foi o principal objectivo da campanha levada a cabo, no passado fim-de-semana, pela Cruz Vermelha Portuguesa (CVP).

Sob o lema “Tá-se bem ao sol” cerca de 28 voluntários desta instituição percorrem as zonas balneares da região mais frequentadas, para alertar os veraneantes sobre os riscos que correm quando se expõem ao sol sem terem os cuidados necessários.
Durante esta campanha, que teve início no passado sábado, na albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, os voluntários da CVP distribuem panfletos, onde se podem ler os 12 mandamentos para se “Tar bem ao sol” e obter informações acerca dos protectores solares.
Segundo o coordenador da Juventude da CVP, Milton Roque, a campanha de sensibilização, que está a ser feita em parceria com a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, visa chamar a atenção das pessoas para os perigos que correm quando se expõem ao sol sem usarem protector solar. Por outro lado, pretende-se lembrar os veraneantes das horas em que o calor e a intensidade dos raios solares obrigam a estar à sombra.

Sol pode provocar
doenças irreversíveis

“O sol em excesso pode provocar doenças irreversíveis, como é o caso de cancro da pele, pelo que nós procuramos informar, mas, ao mesmo tempo, sensibilizar as pessoas, porque muitas delas dizem que já estão informadas mas não cumprem”, salienta o responsável.
Nas abordagens feitas pelos voluntários, os banhistas mostravam-se receptivos e informados, mas alguns acabavam por colocar o bronzeado acima dos cuidados de saúde.
“O problema é que, muitas vezes, entre o saber e o fazer vai uma grande distância, pelo que nunca é demais lembrar os veraneantes para os cuidados que devem ter quando se expõem ao sol”, sublinha Milton Roque.
Esta realidade é confirmada por alguns cidadãos, que consideram que ainda há muita gente a expor-se ao sol sem qualquer protecção.
Segundo Sónia Teixeira, uma banhista que se encontrava no Azibo, os cuidados com o sol nunca são esquecidos, principalmente com os filhos mais pequenos. “Tenho uma filha de 16 meses que, para além de estar sempre à sombra e vestida, usa protector solar do nível mais elevado, que eu lhe ponho meia hora antes de vir para a praia”, enfatizou a veraneante.
Esta campanha vai prosseguir durante o próximo fim-de-semana e, para além do Azibo, os voluntários da CVP vão passar pelas piscinas do Clube Académico de Bragança e pelo Parque de Campismo Municipal “Sobre Águas”.