class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-168525 node-type-noticia">

            

Cuidados Continuados em Mogadouro

Ter, 22/04/2008 - 10:08


A Unidade de Cuidados Continuados (UCC) da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro (SCMM) tem luz verde para começar a receber utentes, integrando, assim, a Rede Nacional de Cuidados Continuados.

A nova UCC, que vai ser inaugurada oficialmente no próximo dia 19 de Maio, vai dispor de 24 camas, cozinha com capacidade para confeccionar 600 refeições por dia, sala de enfermagem e fisioterapia, entre outras valências.
A UCC de Mogadouro custou cerca de 1,5 milhões de euros e foi comparticipada pelo Ministério de Saúde, através do programa Saúde XXI.
“É uma obra que corresponde a um grande esforço financeiro efectuado por parte da Casa da Misericórdia, tendo o programa Saúde XXI comparticipado com 400 mil euros do valor total. No entanto, este esforço será recompensado com o bem-estar dos utentes”, disse o provedor da SCMM, João Henriques.
Este novo espaço destina-se a doentes que, por várias razões de saúde, não podem estar acamados nas suas residências, mas também não podem ser internados em unidades hospitalares.
“Há uma grande procura no País no que toca a este tipo de equipamento, sendo longa a lista de espera de pessoas que necessitam receber este género de assistência médica e cuidados continuados”, lembrou o responsável.
Para já, a prioridade será para os utentes do concelho de Mogadouro e só depois será aberta ao resto do País e região.
Recorde-se que todo o processo relativo à criação do novo equipamento se arrastou ao longo de seis anos, tendo sofrido alguns reajustes solicitados pela Administração Regional de Saúde do Norte.