Doentes hemodialisados deslocados para Mirandela devido a problemas com a água da rede pública de Bragança

PUB.

Qua, 12/10/2022 - 17:16


Os doentes tiveram que se deslocar, durante alguns dias, a Mirandela, mas os tratamentos estão novamente a ser feitos em Bragança

Uma anomalia  na composição da água da rede pública causou problemas, na semana passada, nos equipamentos para tratamento dialítico, na Unidade de Hemodiálise da Unidade Hospitalar de Bragança.

Mantendo-se o uso desta água, poderia haver impacto na saúde dos doentes e, por isso, segundo explicou a Unidade Local de Saúde do Nordeste, foram adoptados os procedimentos necessários e, como medida preventiva, estas pessoas foram encaminhadas temporariamente para a Unidade de Diálise mais próxima, neste caso a de Mirandela, onde "realizaram as sessões de hemodiálise habituais em segurança".

A ULS do Nordeste explicou que assegurou o transporte adequado, mantendo o conforto e bem-estar dos doentes e sublinhou ainda que já foram retomadas, esta segunda-feira, dia 10 de Outubro, as sessões de hemodiálise nos turnos habituais, em Bragança. Garantiu também que os tratamentos são de qualidade e decorrem em segurança, mas, por uma questão de maior segurança, está a ser utilizada água de um município que tem uma Unidade de Hemodiálise a funcionar com total normalidade.

Desde que o problema com a água da rede pública foi detectado, a ULS do Nordeste garante que as suas equipas, as da entidade responsável pelo apoio aos equipamentos de hemodiálise e a Câmara Municipal de Bragança "têm desenvolvido todos os esforços e procedimentos para a resolução da situação com a maior brevidade possível" no sentido de "poder voltar a utilizar as ligações habituais à rede de água pública na Unidade de Hemodiálise da Unidade Hospitalar de Bragança", com a garantia da qualidade e segurança dos tratamentos para os doentes acompanhados nesta unidade local de saúde.

O presidente da câmara de Bragança afirma que o sistema de abastecimento de águas garante “a melhor qualidade desde sempre”. Hernâni Dias disse que a qualidade da água está dentro dos parâmetros normais.

"Os valores que temos são absolutamente normais. O que pode acontecer é que dentro desses parâmetros que estão balizados num determinado valor a outro determinado valor, que possa haver pequenas alterações desses valores intermédios. Todas as unidades hospitalares têm um sistema de filtragem próprio para água que vem directamente da rede, no sentido de a purificar. Neste caso concreto, se se verificou alguma alteração de algum parâmetro, pode acontecer que esta pequena alteração não seja ainda compatível com o tratamento que é feito", referiu. 

O autarca vai reunir com o presidente da Unidade Local de Saúde do Nordeste para resolver a situação. Já perante as queixas de pessoas sobre a qualidade da água, no que diz respeito ao cheiro e cor, Hernâni Dias diz não ter qualquer conhecimento de anomalia no abastecimento da população.

O autarca garante que a água está em condições para abastecimento público.

Jornalista: 
Carina Alves/Ângela Pais