Em nome dos animais

PUB.

Ter, 19/12/2006 - 15:34


O Rotary Clube de Bragança (RCB) promoveu, no fim-de-semana passado, uma campanha de sensibilização alusiva aos direitos dos animais.

Subordinada ao tema “Animais com mais companhia”, a iniciativa abrangeu a realização de um colóquio, concurso de fotografia, distribuição de um boletim educativo acerca dos cuidados a ter com os animais e demonstrações de cães da Guarda Nacional Republicana e de Gado Transmontano.
Esta campanha, que decorreu no centro comercial de Bragança Fórum Theatrum pretendeu, segundo o médico veterinário e presidente do RCB, Duarte Lopes, informar as pessoas acerca dos seus deveres relativamente aos seus animais. “Os donos têm que conhecer as suas obrigações que estão na lei e são punidas, caso não se cumpram”, informou o responsável.
A par da negligência e descuido, Duarte Lopes alerta para as situações de abandono que ainda se verificam na região, que são punidas com pesadas coimas. “muitas pessoas desconhecem que o montante mínimo para estes actos é de 500 euros”, informou o responsável.
A adopção, na óptica do médico veterinário, poderia ser a solução. No entanto, em Bragança ainda há muito a fazer a esse nível. “Se as pessoas adoptassem mais animais, evitava-se o número actual de abates”, apelou o responsável.
Segundo a directora do Fórum Theatrum, Mariema Gonçalves, este tema vai de encontro aos interesses daquele espaço comercial, que pretende associar-se a campanhas de sensibilização. “Gostamos de dar um contributo para uma temática que é, muitas vezes, esquecida pelas pessoas”, referiu.