Estudantes queimam fitas

PUB.

Ter, 17/05/2005 - 16:30


Terminou ontem mais uma Semana Académica de Bragança. “Ontem” talvez não seja o termo adequado, porque os concertos que decorreram no pavilhão do NERBA prolongaram-se sempre pela madrugada fora e o último, a cargo dos Peste & Sida, não terá sido excepção.

Durante uma semana, a alegria e a irreverência estudantil rivalizaram com a música e o álcool, dois ingredientes que nunca faltam à festa.
Com um orçamento de 100 mil euros, a Associação Académica de Bragança fez desfilar pelo palco do NERBA alguns dos melhores nomes da música nacional como The Gift, Blasted Mechanism, Da Weasel, Quim Barreiros e Ez Special (ver entrevista na página ao lado).
Talvez porque os tempos sejam de “vacas magras” ou porque a redução do número de alunos do ensino superior de Bragança começa a ser visível nestas ocasiões festivas, o certo é que os concertos não registaram as enchentes de outros anos.
O cortejo de ontem à tarde encerrou a festa, depois da cidade de Bragança ter recebido centenas de familiares que assistirem à tradicional missa da Bênção das Pastas, presidida pelo bispo de Bragança-Miranda, D. Montes Moreira. A Bênção das Pastas decorreu na Catedral, sob a coordenação do responsável da Paróquia Escolar, padre Bento.
As cerimónias de carácter religioso começaram na quinta-feira com uma procissão em honra de Nossa Senhora das Graças, padroeira de Bragança e orago da Paróquia Escolar.
Mas, nem só o NERBA foi palco das iniciativas de Semana Académica. A Praça Camões recebeu a Serenata que abriu as festas académicas e, na noite de sábado, foi palco de um concerto de Jazz a cargo de alunos da Escola Superior de Educação de Bragança. O Baile de Gala e algumas provas desportivas completaram o cartaz. Para o ano há mais!