Faurecia – Bragança quebra silêncio

PUB.

Ter, 28/11/2006 - 11:36


Não são os 300 postos de trabalho anunciados há seis anos, mas já são 136 as pessoas que trabalham na unidade de Bragança da Faurecia.

A empresa francesa prima pela discrição e pelo silêncio, mas na tarde de sábado decidiu abrir as portas dos pavilhões fabris aos jornalistas, a pretexto da visita do Presidente da República, Cavaco Silva.
Após uma apresentação de poucos minutos, o chefe de Estado ficou a saber que a Faurecia é o segundo maior fornecedor de equipamento automóvel da Europa, logo a seguir à Bosh, e que ocupa o nono lugar no ranking mundial.
Com 60.000 colaboradores e 160 unidades industriais espalhadas por 28 países dos cinco continentes, a presença da Faurecia em Portugal estende-se a S. João da Madeira, Vouzela, Nelas, Palmela e Bragança, num total de 8 fábricas e 2.550 trabalhadores.
Cavaco Silva percorreu as linhas de produção da Faurecia - Bragança e insistiu no discurso optimista que pautou a sua visita ao Nordeste Transmontano. “Isto demonstra que é possível ter iniciativas empresariais de tecnologia ponta no interior do País”, salientou.

Faurecia – Bragança produz sistemas de escapes para diversos fabricantes mundiais de automóveis

Tudo começou em 2000, quando a Câmara Municipal de Bragança adquiriu os antigos pavilhões da Grunig para vender à empresa francesa.
A actividade arrancou em Maio de 2001 e, desde aí, a unidade de Bragança não tem parado de produzir catalizadores filtros de partículas, escapes e silenciadores para marcas de automóveis como a Peugeot, Citröen, Seat, Renault, Volkswagen e Skoda.
Com 136 funcionários, dos quais 18 por cento são quadros superiores, a Faurecia-Bragança conta com uma superfície coberta de 19.000 metros quadrados, mas apenas 50 por cento está em laboração. Contudo, a transferência de alguns projectos, associada à retoma do mercado automóvel, fazem acreditar no crescimento da unidade bragançana.
Este ano, por exemplo, ficou marcado pelo início do projecto catalizador filtro de partículas para o recém-chegado Citröen C4 Picasso e Peugeot 207. Isto, a par do arranque da produção bicone elastómero, para montagem em diversos veículos, para os clientes Faurecia Vigo (Espanha) e Faurecia Beaulieu (França).