Governo quer valorizar a proximidade do distrito de Bragança com Espanha

PUB.

Qua, 20/07/2016 - 15:58


Aposta na melhoria das vias de comunicação que ligam a capital do distrito à vizinha Espanha está a ser equacionada pelo governo que não descarta a possibilidade de desenvolver um plano ferroviário.

Valorizar a proximidade do distrito de Bragança com Espanha, apostando na melhoria das vias de comunicação, é uma das prioridades do actual governo. Isso mesmo garantiu o Ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, na sua passagem por Macedo de Cavaleiros, no passado Sábado, onde participou na Convenção Distrital do PS de Bragança.   “Bragança é, de facto, a cidade que mais longe está para quem trabalha em Lisboa, por exemplo, mas isso constitui também uma oportunidade, porque é a cidade portuguesa que mais perto está das redes europeias de alta velocidade e do centro da Europa”, frisou.

Confrontado pelo Jornal Nordeste com a concretização de uma nova ligação à Puebla de Sanabria, que terá o comboio de alta velocidade nas suas proximidades, e que é há muito reivindicada pelo autarca de Bragança, o Ministro-adjunto, garante que “vai estudar essa possibilidade”, apesar de, ainda no mês passado, o Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos ter lembrado que “se o anterior governo não colocou essa obra no actual quadro comunitário, será necessário iniciar os estudos para perceber a viabilidade e colocá-la no próximo”.

Por outro lado, a coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, Helena Freitas, referiu aos jornalistas que “há também iniciativas, a nível da ferrovia, que são públicas, e que estão previstas no Ferrovia 2020”, acrescentando que “o plano para a coesão territorial também contempla a ferrovia”. Mas, ao analisar o “Plano de Investimentos em Infraestruturas Ferrovia 2020”, verifica-se que o distrito de Bragança não consta do mapa de intervenções, sendo que o investimento mais próximo, na área da ferrovia, é na linha do Douro, entre Leixões, no concelho de Matosinhos, e Peso da Régua, no distrito de Vila Real, que vai ser modernizada.

 

“Ordenamento do Território e Descentralização” estiveram em debate na convenção distrital do PS

 

A descentralização é a palavra-chave para os socialistas nos próximos tempos. Um tema que já não é novo, mas que ainda não se efectivou, segundo o Ministro-adjunto, por “falta de vontade política”. Eduardo Cabrita, garante, no entanto, que o actual governo vai apresentar o “mais ousado programa de descentralização da história da democracia”.

A convenção distrital do PS de Bragança contou ainda com a presença de Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do partido, de Jorge Gomes, Secretário de Estado da Administração Interna e da deputada socialista eleita pelo distrito de Bragança, Júlia Rodrigues. À descentralização juntou-se o tema do “papel das autarquias no desenvolvimento do território”, que contou com a apresentação de pontos de vista de alguns autarcas socialistas do distrito sobre esta matéria. 

Actualmente, dos 12 concelhos do distrito de Bragança, apenas cinco são liderados por socialistas: Alfândega da Fé, Vinhais, Vila Flor, Mogadouro e Miranda do Douro. Um dos objectivos da Federação distrital do PS para as próximas autárquicas “é ganhar mais câmaras”, frisou Carlos Guerra, presidente desta federação. 

Os actuais autarcas rosa devem recandidatar-se, à excepção de Américo Pereira, de Vinhais, por atingir o limite de mandatos permitido por lei, sendo que é o actual vice-presidente, Luís Fernandes a encabeçar a lista.

A deputada Júlia Rodrigues é a próxima candidata do Partido Socialista à Câmara de Mirandela. Em Macedo de Cavaleiros, confirma-se que é o ortopedista Benjamim Rodrigues a avançar com a candidatura. Já em Bragança, ainda não é conhecido o candidato socialista às próximas autárquicas.

Jornalista: 
Sara Geraldes