Internet aproxima mogadourenses

PUB.

Qua, 17/08/2005 - 14:47


A Câmara Municipal de Mogadouro (CMM) vai implementar um canal de comunicação, através da Internet, para que os mogadourenses residentes no exterior possam estar em permanente contacto com as actividades municipais.

Além disso, o município vai criar um serviço de vídeo-conferência que poderá ser utilizado pelos cidadãos residentes que queiram matar saudades dos seus familiares espalhados por todo o país e estrangeiro. “Será uma espécie de conversa cara a cara com a presidência da autarquia e familiares, em tempo real ”, explica o presidente da CMM, Morais Machado.
O canal estará em funcionamento uma vez por mês e servirá, igualmente, para fazer perguntas relacionadas com as actividades camarárias ou dar sugestões para melhorar algumas situações que não sejam do agrado dos munícipes.
As opiniões e sugestões serão, depois, compiladas e enviadas para os mogadourenses na diáspora, aproveitando as potencialidades das Novas Tecnologias.
O anúncio foi feito durante o 9º Encontro dos Mogadourenses na Diáspora, que reuniu cerca de uma centena de pessoas na Casa da Cultura de Mogadouro.
Durante o convivo foram postas em cima da mesa várias questões relacionadas com o dia a dia do concelho, tendo sido feita uma análise da evolução do município nos últimos anos.

Troca de ideias

Segundo Morais Machado, os objectivos do encontro foram atingidos, dado que a iniciativa visa o intercâmbio de ideias.
Recorde-se que durante os sucessivos encontros têm sido reivindicadas melhores vias de comunicação, estabelecimentos de ensino e melhores cuidados de saúde.
Durante o debate não foram esquecidas as acessibilidades como é o caso do IC 5 e IP 2 e a ponte internacional de Ventuzelo/Mazueco, que encurtaria a viagem para Espanha em cerca de 45 minutos.
Para o edil, um dos grandes problemas da região “é, acima de tudo, a evolução demográfica negativa, pois perde-se gente com força a capacidade de resolução dos grandes problema que afectam o municípios”.
Dados do INE indicam que, desde 1950, o concelho de Mogadouro tem perdido um por cento da população a cada ano que passa, sendo que as aldeias ficam despovoadas em favor da sede de concelho.
Actualmente, a densidade populacional do município é de 14 habitantes por quilómetro quadrado, quando a média do País para a mesma área é de 90 habitantes.