MOGADOURO perde-se no tempo

PUB.

Ter, 17/05/2005 - 16:22


O topónimo Mogadouro “pode ser um dos mais antigos, senão o mais antigo de todo o distrito de Bragança”. Esta foi a conclusão a que chegou o investigador na área linguística, Amadeu Ferreira.

Segundo o estudioso, a origem do nome da vila de Mogadouro pode estar situada entre 465 e 484 da Era Cristã, vivia-se, então, o reinado de Eurico.
Recorde-se que já houve estudiosos que avançaram que o topónimo Mogadouro é de origem árabe. Agora, com o estudo de Amadeu Ferreira, esta teoria pode cair por terra, já que o nome Mogadouro poderá ter a ver com uma linha de fronteira que dividia dois reinos: o dos Suevos e o dos Visigodos.
A campanha dos Visigodos (com capital em Braga) contra os Suevos deu origem a uma linha divisória entre estes dois reinos, que engloba oito localidades com o topónimo Mogadouro (ver mapa anexo), como é o caso de Mogo de Ansiães (Carrazeda de Ansiães). Há, ainda, outros topónimos iguais nos concelhos de Mirandela, Celorico da Beira, prolongando-se para sul, até ao concelho de Soure.

Anterior aos árabes

Segundo Amadeu Ferreira, estas explicações vêm provar que o topónimo é anterior à invasão árabe, o que abre perspectivas para novas investigações sobre o povoamento daquela região. É que o estudo mostra que a invasão árabe não foi o esvaziamento completo da população, mas, possivelmente, a continuidade histórica.
Entretanto, e para solidificar a teoria, “os árabes apenas estiveram na região cerca de 50 anos, pois a Reconquista Cristã mandou-os para a outra margem do rio Douro”, considera o linguista.
Por isso, “os árabes não tiveram tempo suficiente para se estabelecerem, ao ponto de surgirem topónimos idênticos ao da origem de Mogadouro”, salienta o investigador.
Na óptica de Amadeu Ferreira, “há topónimos árabes na região, mas possivelmente têm origem nos povos que vieram da região a sul de Coimbra, já por volta dos séculos IX ou X”.
Agora, o investigador pretende publicar a sua tese, na qual vai estar explícita a origem do topónimo, devidamente sustentada com mapas e documentos.