MOIMENTA acolhe Feira Franca

PUB.

Qua, 03/05/2006 - 15:31


Realizou-se, este fim-de-semana, a 14ª edição da Feira Franca da Moimenta, concelho de Vinhais.

Trata-se de um certame bastante conhecido na vizinha Espanha, organizado pela Junta de Freguesia de Moimenta, com o apoio da Câmara Municipal de Vinhais, do Parque Natural de Montesinho, do Clube Português de Canicultura, da Comissão Regional de Turismo do Nordeste Transmontano e da CoraNE, entre outras entidades.
Com diversas actividades distribuídas pelo fim-de-semana, os visitantes puderam, ainda, passar pelas exposições de máquinas agrícolas, artesanato e produtos da terra.
Sábado ficou marcado pelo concurso de cães de raça Podengo, numa iniciativa que contou com a presença de elementos do Clube Português de Canicultura (CPC). O Podengo é uma raça conhecida em todo o País e, que, segundo a presidente do CPC, Carla Molinari, “é bastante antiga, com tradição na caça”. A concurso estiveram cerca de uma dezena de exemplares, cuja avaliação esteve a cargo dos juízes daquela colectividade.
Os interessados podiam, também, participar na exposição e no passeio de burro da raça Asinina de Miranda. Esta actividade foi promovida pela Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), com o objectivo de sensibilizar e alertar a população para a extinção desta raça autóctone Mirandesa. Trata-se de um problema para o qual, segundo a AEPGA, os habitantes transmontanos não estão muito sensibilizados. “As pessoas habituam-se a ver os burros nas aldeia e não estão conscientes da extinção da raça”, explicou uma responsável daquela associação.
No domingo, após a abertura da Feira, deu-se início ao 3º passeio de BTT “Rota do Contrabando Ibérico”. O percurso iniciou-se na Moimenta e passou pelas aldeias de Hermisende (Espanha), Mofreita, Dine, Travanca e Montouto, dividindo-se nas vertentes de meia-maratona, com 32 quilómetros, e maratona, 60 quilómetros.
A manhã foi, ainda, dedicada ao concurso do cão de Gado Transmontano. Trata-se de uma raça que se tem vindo a afirmar regional e nacionalmente, e que, segundo um dos juízes do CPC, João Paulo Bessa, “tem qualidades suficientes para ultrapassar o território nacional”.
O responsável admite, ainda, que os transmontanos têm dignificado a raça, situação que se traduz nas três centenas de cães de Gado Transmontano existentes só no concelho de Vinhais.

Touros Mirandeses reúnem adeptos
Muitos visitantes que, anualmente, se deslocam à Feira da Moimenta, fazem-no com o intuito de assistir ao concurso de bovinos da raça Mirandesa e à chega de touros, que se realiza já no final do dia.
Durante a prova, os animais foram avaliados e distribuídos por secções, podendo arrecadar prémios monetários que iam dos 75 até aos 150 euros.
Deste modo, no segmento de novilhas, o animal vencedor pertence a Maria Pires, do Zeive. Nos novilhos, Amadeu Moreira levou o prémio para Calvelhe, ao passo que na secção de vacas até e com mais de cinco anos, os melhores classificados foram, respectivamente, Cristina Santos, de Quintela, e Ana Carvalho, da Mofreita. Finalmente, o touro que arrecadou o primeiro prémio pertence a Licínio Rodrigues, de Donai.
Já no final da tarde, portugueses e espanhóis acorreram em massa ao largo do toural, para assistirem à chega de touros da raça Mirandesa, uma actividade que reúne, anualmente, centenas de adeptos.