Moradias na Congida

PUB.

Qua, 17/08/2005 - 15:04


A Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta (CMFEC) inaugurou dez moradias para transformar a praia fluvial da Congida num complexo turístico de qualidade, capaz de rivalizar com o litoral

O investimento ronda um milhão e trezentos mil euros, que resulta na construção de unidades de alojamento enquadradas na paisagem. Recorde-se que as moradias estão parcialmente enterradas numa das encostas do Douro proporcionando uma vista excepcional sobre a praia da Congida.
As casas dispõem de cozinha equipada, independente de uma sala que se encontra separada por uma porta envidraçada, quarto de casal e casa de banho completa.
Além disso, as vivendas estão equipadas com telefone, televisão e ar condicionado. O complexo no seu todo é servido pelas piscinas e pela praia fluvial da Congida.
Segundo o presidente da CMFEC, Edgar Gata, o empreendimento “pode ser um exemplo para os privados investirem no concelho dentro da área do turismo, ao mesmo tempo que contribui para aumentar a oferta hoteleira do município”
Um dos objectivos é atrair visitantes de todo o Pais, mas sem descurar os turistas espanhóis, oferecendo as condições indispensáveis ao turismo de qualidade.
Quanto a tarifas, o aluguer duma moradia custa 30 euros diários, durante a semana. Ao fim de semana acrescem 10 euros, ao passo que, na Época Alta, os preços sobem para 60 e 70 euros por casa, consoante se trate de dias úteis ou fim-de-semana.

Novo barco no Douro

A CMFEC já criou já empresa municipal “Freixo - Turismo e Lazer” para gerir o complexo turístico “Moradias do Douro Internacional”. Segundo Edgar Gata, a estrutura, que prevê a criação de doze postos de trabalho, só ainda não avançou “por estarmos num período muito próximo das eleições autárquicas”.
Recorde-se que a construção das moradias começou a ser desenhada há cerca de dois anos, numa perspectiva de “combate à falta de alojamento no concelho”, explicou o edil.
A empresa vai, igualmente, gerir a embarcação turística de 50 lugares sentados que começará a operar na região já a partir do próximo mês de Setembro.