Ter, 12/08/2008 - 11:05
A labuta prolongou-se durante a manhã com o transporte do cereal para a eira em carros de bois e com a construção da mêda.
Com o suor a tomar conta dos rostos que já denunciavam algum cansaço fez-se uma pausa para o almoço, que reuniu os petiscos confeccionados por habitantes da aldeia e os vinhos genuínos da região.
Depois do repasto que serviu para aconchegar o estômago e descansar o corpo, os trabalhadores passaram para a malha manual ou com uma malhadeira antiga.
Esta actividade contou com a participação da população de Morais e localidades vizinhas, bem como de visitantes que se deslocaram de terras longínquas, nomeadamente de Lisboa.
A ceifa e a confecção do pão à moda antiga foi motivo de festa em Morais
No final do dia de trabalho, os trabalhadores e as pessoas que estiveram a assistir reuniram-se numa merenda tradicional, onde não faltaram as iguarias típicas da região, como enchidos, presunto, queijo e o pão cozido nos tradicionais fornos de lenha. A animação esteve a cargo do Grupo de Bombos de Ala.
No dia anterior à segada, foi a vez das mulheres de Morais confeccionarem o pão à moda antiga no forno comunitário da aldeia. Depois de cozido, o pão foi à mesa num almoço tradicional.
Durante a tarde, os visitantes tiveram oportunidade de conhecer o património histórico da aldeia e alguns jogos tradicionais. A festa continuou com um jantar convívio ao ar livre, seguido de um arraial popular.
Esta iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia de Morais, com o apoio da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, visa preservar uma tradição secular que faz parte da história desta localidade.