Ter, 02/10/2007 - 10:20
A entrada para o cruzeiro que dá a conhecer o troço que liga as barragens de Miranda do Douro e do Castro no lado espanhol, em pleno rio Douro, parte integrante do Parque Natural do Douro Internacional.
Neste percurso, as escarpas de granito formadas pela erosão das águas e do vento agreste daquelas paragens conferem ao local uma supremacia ímpar de uma muralha natural que, nalguns sítios, chega a atingir mais de 300 metros de altura. É também nas encostas que voam livremente algumas espécies em vias de extinção, como o abutre do Egipto, águia de Bonelli, falcão Peregrino ou, ainda, com uma rara cegonha Negra.
Para muitos, este lugar é considerado um dos principais santuários naturais da Península Ibérica, pelo que alguns especialistas já solicitam a sua declaração como Património da Humanidade.
Visitante pode saborear vinhos regionais ou degustar a gastronomia local a bordo
O cruzeiro ambiental de Miranda do Douro constitui uma das muitas actividades ecoturísticas que são oferecidas pela região do Douro Internacional.
Durante a viagem, o visitante pode saborear vinhos regionais ou degustar a gastronomia local num ambiente único.
Depois de efectuado o cruzeiro, o visitante pode partir à descoberta da centenária cidade de Miranda do Douro, onde se recomenda uma visita ao centro histórico e o contacto com gentes locais com quem poderá aprender umas palavras em Mirandês.
Do outro lado do rio, e já em terras castelhanas, foi criada a Estação Biológica Internacional, onde se desenvolvem projectos para a recuperação de espécies cinegéticas e melhorias de habitats, a partir de protocolos com várias intuições
universidades.