PARES só apoia duas instituições

PUB.

Ter, 19/12/2006 - 15:32


O Centro Social da Obra Social Padre Miguel (OSPM) e a creche do Colégio Santa Clara foram os únicos projectos do distrito de Bragança que obtiveram financiamento no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES).

No Nordeste Transmontano foram apresentadas 28 candidaturas, mas as exigências impostas pelo programa de apoio deixou de fora a maioria das instituições.
Segundo a directora regional da Segurança Social, Teresa Barreira, esta fase do PARES deu prioridade às creches, pelo que, apenas, estes dois projectos cumpriram todos os requisitos.
“O equipamento da Obra Padre Miguel conseguiu financiamento pelo facto de ter uma creche e criar um grande número de vagas para apoiar idosos, que era outra imposição do programa”, acrescentou a responsável.
A OSPM aproveitou o tradicional almoço de Natal, que decorreu ontem, para apresentar o projecto do Centro Social, que vai abrir 60 vagas na valência de lar de idosos, 66 na creche e 50 no apoio ao domicílio.
Este equipamento social, orçado em cerca de 2,18 milhões de euros, obteve uma comparticipação financeira na ordem dos 1,53 milhões de euros e deverá arrancar em finais de Fevereiro do próximo ano.
A par desta infra-estrutura, a OSPM também vai arrancar, em simultâneo, com a construção de uma Centro Residencial, com cerca de 50 lugares, destinado aos utentes com mais possibilidades financeiras.
Segundo o presidente da direcção da instituição, Nuno Álvaro Vaz, trata-se de um projecto auto-sustentável, cujas rendas vitalícias vão reverter a favor do Centro Social.