Pombal de Ansiães enaltece vinho do Douro

PUB.

Qua, 03/05/2006 - 15:24


A qualidade dos vinhos produzidos na zona de Pombal de Ansiães, no concelho de Carrazeda de Ansiães, esteve em concurso, no passado dia 23, na 12ª edição da Prova de Vinhos, que se realiza, anualmente, naquela localidade.

Este ano, o concurso contou com a participação de 37 produtores, que apresentaram o resultado das suas colheitas nas categorias de branco e tinto. No entanto, os vinhos tintos foram aqueles que apareceram em maior número, dado que concorreram 30 vitivinicultores.
Os néctares a concurso foram analisados, tal como é habitual, no laboratório da Casa do Douro, para que a prova seja completada com os resultados técnicos necessários à avaliação da qualidade do produto.
Esta iniciativa é organizada pela Associação Recreativa e Cultural de Pombal de Ansiães (ARCPA), que salientou a qualidade crescente dos vinhos da região, uma realidade comprovada pelos especialistas nesta matéria que têm participado no concurso ao longo das doze edições.
Cativar um maior número de concorrentes é o principal objectivo da organização, que, através deste evento, pretende promover um produto com grande peso na economia da região, bem como enaltecer o trabalho e o “sacrifício” dos vitivinicultores.

Trabalho dos agricultores aplaudido

A “festa” dos vinhos foi animada pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Recarei, um grupo oriundo do Alto Douro, que brindou os visitantes com as danças e os cantares regionais.
No certame também marcaram presença representantes da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, que salientaram a importância da iniciativa para os homens da lavoura.
Já o presidente da ARCPA, Carlos Fernandes, alertou para a necessidade de se realizarem mais iniciativas desta natureza por parte de outras organizações, que contribuam para a promoção não só dos vitivinicultores, mas também dos olivicultores.
Trata-se de eventos com uma grande abrangência na divulgação dos produtos das povoações rurais, que atravessam sérias dificuldades ao nível do desenvolvimento.
Ao final da tarde, foi a vez de conhecer os vencedores, ou seja, os agricultores que conseguiram produzir os vinhos com maior qualidade.
O primeiro lugar foi alcançado por Luís Carlos Almeida, enquanto Manuel Francisco Fernandes e Albino Gonçalves Magalhães ocuparam o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
A festa continuou até ao início da noite, com o vinho e as iguarias regionais a aliciarem todos aqueles que marcaram presença no concurso.