Primeiro Seminário Sobre Oportunidades de Financiamento para o Desporto apresentado no IPB

PUB.

Qui, 07/12/2023 - 18:50


Esta iniciativa surge no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s (Active Citizens Fund), que está a ser desenvolvido pela Associação de Ciclismo de Bragança com um consórcio norueguês, a Collective Innovation AS, na qual o IPB é parceiro

O “I Seminário Internacional – Oportunidades de Financiamento para o Desporto” foi, hoje, apresentado no auditório da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

Miguel Monteiro, presidente da Associação de Ciclismo de Bragança, refere que a iniciativa pretende estudar as possibilidades de financiamento no desporto através de um intercâmbio internacional. “Este seminário sobre desporto pretendeu avaliar as vias de financiamento que temos na vertente desportiva. A ideia consiste num intercâmbio de conhecimento, neste caso com uma associação norueguesa. A Associação de Ciclismo de Bragança é pioneira neste tipo de projectos”, salientou.

O vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Sandro Araújo, marcou presença no evento e vincou que se trata de uma iniciativa importante. “Foi um seminário pertinente e muito oportuno. Os desafios financeiros que se colocam no desporto são extraordinariamente elevados e com esta iniciativa conseguimos ver que há meios que nos permitem uma maior eficácia e eficiência para mobilizar recursos”. No caso do ciclismo competitivo “não existem linhas de financiamento”. “Existem oportunidades complementares, como a sustentabilidade ambiental, promoção da saúde, mobilidade, turismo e economia para trabalhar outros eixos, através de municípios e parceiros privados”, sublinhou Sandro Araújo.

Pedro Correia, presidente da Associação Desportiva Cultural e Social de Carvalhais, no concelho de Mirandela, foi um dos oradores e destaca que o financiamento é pouco explorado na região transmontana. “Estas fontes de financiamento estão pouco exploradas na nossa região, porque a nível europeu há situações bastantes exploradas. Por ano são aprovados 300 projectos, mas são apresentadas cerca de 3000 candidaturas. Na Associação Desportiva Cultural e Social de Carvalhais temos, neste momento, oito projectos activos de Erasmus+ e alguns projectos locais”.

O norueguês Hakon Ege, da Collective Innovation AS, destaca a oportunidade de estabelecer relações. “É uma boa oportunidade para construir relações de amizade e cooperação entre organizações e países. Este projecto permite conhecermo-nos mutuamente e este tipo de conexões são importantes para criar bons projectos”.

O “I Seminário Internacional – Oportunidades de Financiamento para o Desporto” contou com a participação de 12 oradores, foi transmitido numa plataforma online e estiveram presentes alunos da licenciatura em Desporto e do mestrado em Exercício e Saúde do IPB.

 

Jornalista: 
Vitor Fernandes Pereira