class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166326 node-type-noticia">

            

São Joanico: beleza à beira-rio

Ter, 05/06/2007 - 10:24


Apesar dos seus 40 residentes, São Joanico, freguesia de Vale de Frades, é uma aldeia de paisagens e locais únicos que, segundo os populares, a transformam numa das mais bonitas do concelho de Vimioso. Terra de emigrantes, o número de habitantes duplica na época do Verão com a chegada daqueles que partiram em busca de oportunidades e melhores condições de vida. Faltam mercearias, médico e um lar para idosos, mas a maior necessidade da população, é “gente nova para trabalhar a terra e andar com os animais”.

A aldeia orgulha-se dos dois cruzeiros erigidos no centro, da igreja matriz, da ponte antiga, mas, sobretudo, do rio Angueira, que atravessa a localidade, e da paisagem circundante que atrai diversos turistas em dias de calor.
“Recebemos muita gente e até acampam cá, mas queríamos construir uma praia fluvial e um local mais apropriado para receber campistas e visitantes”, sublinhou o membro da Junta de Freguesia de Vale de Frades (JFVF), Emílio Preto.
O autarca espera que potenciais investidores se interessem por São Joanico e que apostem em empreendimentos ou espaços turísticos. “Temos condições naturais como nenhuma outra localidade para isso e podiam focar-se no turismo”, defende Emílio Preto.
A seis quilómetros da sede de concelho, São Joanico mantém, ainda, vivas algumas tradições que marcam a aldeia, como o Ramo de Natal, decorado com bolos caseiros e fitas coloridas, que é, depois, doado ao Menino. Já no Dia dos Reis, a população saboreia o fumeiro caseiro, enquanto que no Domingo de Páscoa prova o folar. Os habitantes reúnem-se, também, nesta época para celebrar a ressurreição de Cristo e rezar a Via-sacra durante a Quaresma.
No entanto, o evento que reúne mais pessoas é a festa de Verão que já é aguardada com ansiedade pelos habitantes e emigrantes de São Joanico, mas, também, pelas populações vizinhas que acorrem em grande número à festividade. “As pessoas são muito animadas e dinâmicas e organizamos convívios frequentes”, explicou o responsável.
O autarca informou, ainda, que, na próxima quarta-feira, vai realizar-se um almoço-convívio, que promete reunir toda a população. “Todos os habitantes estão convidados para esta iniciativa”, sublinhou Emílio Preto.