Sócrates inaugura barragem Valtorno/Mourão

PUB.

Qua, 03/05/2006 - 15:30


O primeiro-ministro, José Sócrates, inauguraou, no passado sábado, a barragem de Valtorno/Mourão, concelho de Vila Flor, infra-estrutura integrada no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento, gerido pela empresa Água de Trás-os-Montes e Alto Douro (ATMAD).

Representando um investimento na ordem dos 3.000.000 euros, este projecto veio reforçar o abastecimento de água às barragens do Peneireiro (Vila Flor) e do Palameiro (Torre de Moncorvo) e assegurar, com regularidade, os consumos das populações do concelho de Vila Flor e da zona poente de Torre de Moncorvo.
Integrada no Sistema Multimunicipal, está prevista a construção de mais cinco barragens, a saber: Sambade, Ferradosa, Pinhão, Olgas e Pretarouca, que representam um investimento superior a 30,3 milhões de euros.
O objectivo destes projectos, segundo o ministro do Ambiente, Nunes Correia, é reduzir o número de captações de água de 2078 para, somente, 26. Esta proliferação das origens de água representa, na óptica do responsável, um problema, uma vez que, “com esta multiplicidade de captações era muito difícil controlar e verificar a qualidade da água em cada uma delas”.
Ainda no âmbito deste sistema, o presidente da empresa ATMAD, Alexandre Chaves, admite elevar para 96 por cento a taxa de cobertura do abastecimento de água à população e levar os serviços de saneamento a cerca de 85 por cento dos habitantes das regiões integradas no Sistema Multimunicipal.
Estas taxas, segundo José Sócrates, “irão aproximar os indicadores de Trás-os-Montes aos dos países mais desenvolvidos”.

Regadio da Vilariça desencravado
O ministro da Agricultura, Jaime Silva, prevê que o sistema de regadio da Vilariça fique concluído já no próximo ano. Trata-se de um projecto que, na óptica do responsável, pode levar ao desenvolvimento da agricultura e, posteriormente, ao progresso do País, ainda que chegue com um atraso de cerca de 30 anos.
Constituída por 14 barragens e 13 perímetros de rega, a rede de irrigação agrícola de Trás-os-Montes começou a ser construída em 1970 e representa um investimento de 100.000.000 euros, dos quais cerca de 75 por cento foram realizados nos últimos seis anos.
Destas barragens, algumas podem ser utilizadas para diversas finalidades e quatro delas têm instaladas captações de água para abastecimento público.