VENTOSELO recorda tradições

PUB.

Qua, 03/05/2006 - 15:25


A freguesia de Ventoselo, no concelho de Mogadouro, recebeu, no passado fim-de- semana, um desfile dedicado aos “Retratos de Antigamente”.

Esta iniciativa inédita, organizada pela Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) e pela Comissão de Festas em Honra do Senhor da Boa Morte (CFHSBM), procurou demonstrar às gerações mais novas e aos visitantes os usos e costumes associados ao gado asinino.
Esta foi uma maneira de dar a conhecer esta espécie e as tradições que lhe estão associadas, já que estes hábitos correm um risco maior de desaparecer do que os próprios burros.
Segundo o representante da AEPGA, Miguel Nóvoa, este património tem de ser valorizado, através da aprendizagem com as gerações mais velhas.
Como se trabalhava antigamente, para que é que serviam os burros e quais as tarefas que lhes estavam destinadas foram os principais assuntos em destaque no desfile.
Desta forma, foram mostrados 10 quadros, onde se incluíam tarefas da faina agrícola e até o transporte da professora a caminho da escola primária, que fazia o percurso diário montada num jumento.
“ Esta primeira edição foi o arranque para que a iniciativa continue. A par da festa queremos que se proporcione o intercâmbio de ideias e de cultura entre a população local e as outras pessoas que se deslocam de outros pontos da região”, realçou ao jornal Miguel Nóvoa.
O responsável acrescentou, ainda, que o reviver de um conjunto de artes e tradições é um passo importante para que não caiam no esquecimento.
Já a mordoma da CFHSBM, Elisa Ruano, salienta que com as preocupações do quotidiano os jovens já não aderem a este usos e costumes. No entanto, realçou a forte adesão da população.
“Outro dos motivos que levaram à realização da iniciativa foi para que a pessoas afastassem algumas reservas em relação ao seus passado. Foram tempos difíceis para conseguirem manter a família ”, concluiu a mordoma.